Na luta contra as Fake News, como se armar.


Nos últimos meses, o termo “Fake-News” se popularizou na rede, quando o presidente Donald Trump utilizou o Twitter para disseminar tais notícias. Além disso, recentemente foram criadas algumas espécies de “robôs” que auxiliam na  disseminação de mentiras pela web. O que pode parecer inocente, na verdade já causou muito tumulto : Na Índia, sete pessoas morreram por conta da disseminação de uma fake new, que dizia que elas estariam sequestrando crianças. 
No Brasil, um jovem de 18 anos foi hostilizado após ter a foto vinculada na internet , ao lado de uma notícia falsa. O poder das Fake News , às vezes foge do nosso controle e se torna letal, mas a questão é , como combatê-las ? No vídeo entrevista do sociólogo e professor da Universidade Paulista (UNIP), Fernando de Perillo, comenta sobre o poder das fake news e falta de conhecimento do público.





Com a finalidade de testar alguns dos estudantes da mesma faculdade, realizamos uma enquete para saber se a manchete era fake news ou não : 
A primeira manchete era "Aquecimento global é uma farsa,segundo Trump" todas pontuaram como fake news, mas era verdadeira.A segunda manchete era " Após todas as irmãs terem filhos, Kendall Jenner (uma das Kardashians) se sente ansiosa pela chegada da sua vez" todas apontaram como verdade mas era Fake News. A última manchete, "A criação da @lilmaqueila , é um usuário fictício de origem robótica com mais de um milhão de seguidores no Instagram" , os resultados foram divididos, sendo que duas acertaram que era uma verdade e a outra errou , achou que era mentira.




Comentários

Postagens mais visitadas